Crianças em tratamento oncológico no INCA têm sonhos levados por astronautas à Estação Espacial Internacional
Em uma manhã a recreação infantil do Instituto Nacional de Câncer (INCA) ganhou um brilho especial. Crianças em tratamento oncológico receberam a visita de três astronautas e cosmonautas, vindos ao Brasil pela Fundação Unity, da Rússia, em parceria com a MoonDAO. O encontro levou curiosidade, imaginação e esperança para os pequenos pacientes, transformando o espaço hospitalar em um verdadeiro portal para o universo.

O projeto, que já percorreu diversas regiões do Brasil, aproxima astronautas e pacientes infantis em tratamento, criando momentos de humanização hospitalar que aliviam a rotina de consultas e exames. As crianças, encantadas, ouviram relatos sobre como é viver em gravidade zero, flutuar no espaço e observar a Terra lá de cima.
Desenhos levados para o espaço
Durante a visita de astronautas ao hospital, cada paciente infantil recebeu folhas em branco para desenhar seus sonhos. Entre planetas, foguetes e corações coloridos, nasceram histórias que agora terão um destino inusitado: esses desenhos serão levados para a Estação Espacial Internacional (ISS) na próxima missão dos astronautas Denis Matveev e Dre Jahanjir.

“Pacientes do hospital do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, desenharam seus sonhos e os compartilharam com nossos capitães espaciais Denis e Jahanjir. Muito em breve, os sonhos das crianças vão viajar até a ISS”, anunciou a equipe da missão em sua rede social.
Humanização hospitalar através do espaço
Para que esse dia permanecesse vivo na memória, as crianças receberam lenços estampados com desenhos de outras crianças ao redor do mundo e um bonequinho de astronauta. Lembranças que unem infância, criatividade e a magia do espaço sideral.
A presidente da Fundação Unity, Alena Kuzmenko, destacou o objetivo da iniciativa:
“Quando convidamos cosmonautas e astronautas para o ambiente hospitalar, permitindo que eles inspirem as crianças, queremos levá-las para fora de seus quartos no hospital por algumas horas, afastando-as um pouco da doença e do tratamento difícil que enfrentam. E, às vezes, até hoje, a maioria das crianças não consegue acreditar que isso realmente aconteceu.”


A ação foi além do que falar sobre planetas e estrelas, mostrou que a esperança pode atravessar qualquer fronteira, inclusive a do céu! Os sonhos desenhados pelos pequenos do INCA agora ganharão o espaço como destino, ocupando o lugar mais alto que poderiam alcançar.
Saiba como apoiar a Humanização Hospitalar no INCA
O INCAvoluntário tem na humanização hospitalar um de seus principais projetos, levando acolhimento e esperança a pacientes e familiares de diferentes formas, sempre com o apoio de parceiros comprometidos. Você também pode fazer parte dessa corrente entrando em contato para conhecer mais ou contribuindo com uma doação para manter esse trabalho vivo.
