Fale conosco

Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas ou enviar sugestões:

ENDEREÇO
Supervisão do INCAvoluntário

Rua dos Inválidos, 212/902- Centro
Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20230-048

TELEFONE
+55 (21) 3207-4547

EMAIL
contato@incavoluntario.org.br

Caso prefira, nos envie uma mensagem pelo formulário a seguir:


Perguntas frequentes


O que é necessário saber antes de se voluntariar no INCAvoluntário?

O candidato precisa ter amadurecimento emocional e psicológico para enfrentar a realidade de uma instituição que trata de câncer. É fundamental ter disciplina para respeitar rigorosamente as normas e não prejudicar a assistência ao paciente. Também é essencial que exista comprometimento, já que, uma vez assumido o compromisso de prestar serviço em um determinado dia e horário, este deve ser a prioridade do voluntário. Os voluntários recrutados e selecionados pelo INCAvoluntário trabalham junto às equipes de saúde do INCA. Além disso, é importante saber que:
O INCA possui normas e orientações institucionais que devem ser seguidas;
Não é oferecida ajuda de custo para transporte e alimentação;
No INCAvoluntário não são desenvolvidas atividades religiosas;
O voluntário com formação profissional na área da saúde não pode atuar em atividade de assistência aos pacientes.


Onde o voluntário irá atuar?

No INCA, as pessoas podem realizar trabalhos voluntários nas cinco unidades assistenciais do Instituto (que se encontram nos bairros do Centro, Santo Cristo e Vila Isabel), todas ficam na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, pode atuar na Central de Recebimento de Doações, na Central de Atendimento ao Paciente, nos bazares, no Ateliê de Artes e Ofícios e na Supervisão do INCAvoluntário.


Como ocorre a seleção para o INCAvoluntário?

Os interessados devem entrar em contato com o INCAvoluntário, sempre às segundas-feiras pelo telefone 21 3207-4547, para se inscrever no processo de seleção. Nesse momento é agendada uma reunião. Na reunião de recrutamento, o candidato conhecerá a estrutura do INCA e do INCAvoluntário, assim como as normas gerais do serviço voluntário na instituição e preencherá a ficha de inscrição, além de participar de uma entrevista.
Caso o candidato tenha o perfil e a disponibilidade de tempo adequados à vaga, assinará o termo de adesão do INCAvoluntário e iniciará suas atividades voluntárias.
Importante: O não comparecimento a uma das fases do processo implicará na não aprovação do candidato.

Como faço uma doação financeira?

Você pode fazer diretamente aqui no site ou por meio de um depósito no nossa conta no Banco Itaú (agência: 0541 / conta corrente: 02908-8 / favorecido: Fund Ary Fra Incavoluntariado / CNPJ: 40.226.946/0001-95

Como ser um doador de sangue?

A doação deve ser feita no Banco de Sangue do INCA, que fica na Praça Cruz Vermelha, 23/ 2º andar – Centro. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30 e aos sábados das 8h às 12h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones 21 3207-1021 / 3207-1580.

Como faço o cadastro para ser um doador de medula óssea?

O cadastro de doadores deve ser feito diretamente no Banco de Sangue do INCA. Você pode fazer o cadastro durante a doação de sangue ou você pode ir em um dia apenas para fazer o cadastro. Neste momento, você vai preencher um formulário e será coletada uma amostra do seu sangue.

Como faço para doar cabelo?

No momento nós só estamos aceitando a doação da peruca pronta e não a doação da mecha de cabelo, pois nós não temos como confeccionar as perucas. Infelizmente, por falta de parceria, não temos um local para indicar a você para fazer a doação.

Posso visitar os pacientes?

Os pacientes internados no INCA encontram-se com baixa imunidade, por este motivo as visitas só são permitidas aos familiares. Para realizar atividades com os pacientes do INCA é necessário participar do processo de seleção de voluntários do INCAvoluntário. Veja mais informações na página Seja um Voluntário.


Quero ser voluntário, mas ir fantasiado. É possível?

Nós promovemos as atividades de humanização do ambiente hospitalar, em parceria com ONGs e empresas que já desenvolvem esse trabalho.
Caso você tenha interesse me desenvolver esse trabalho conosco, mande um e-mail para contato@incavoluntario.org.br

De que formas eu posso colaborar com os projetos do INCAvoluntário?

Existem diversas formas para você colaborar com os nossos projetos.
Você pode ser um voluntário e atuar em uma das atividades do INCAvoluntário semanalmente, fazendo a inscrição no processo de seleção. Também é possível ajudar por meio da doação financeira, de materiais ou de serviços para que possamos dar continuidade às ações de apoio ao paciente.
Outra colaboração é na divulgação das campanhas e publicações das nossas redes sociais (Facebook e Instagram).
Entre em contato conosco pelo telefone (21) 3207-4547 para mais informações.

Quero ser voluntário apenas no Dia das Crianças/Natal, é possível?

Para se tornar voluntário do INCA é necessário participar do processo de seleção do INCAvoluntário. Além de desenvolver as atividades semanalmente, os voluntários que atuam no programa passam por diversos treinamentos e reuniões de capacitação antes e durante a sua permanência no programa. Por conta da baixa imunidade dos pacientes, as visitas não são permitidas.

Quero realizar com o meu grupo, ONG ou empresa atividades recreativas, personagens vivos/palhaços para fazer uma ação, o que devo fazer?

Envie para o e-mail contato@incavoluntario.org.br , o projeto que deseja desenvolver com os pacientes, como informações sobre objetivo, quantidade de participantes, disponibilidade, e se possível anexo de imagens, site e redes sociais, caso o seu grupo tenha. Todos os pedidos são analisados e entramos em contato para dar um retorno.

Gostaria de oferecer uma terapia complementar aos pacientes.

O INCAvoluntário não desenvolve ou promove atividades terapêuticas que complementem o tratamento do paciente. O nosso trabalho voluntário tem como objetivos humanizar o ambiente hospitalar; melhorar a autoestima dos pacientes; garantir que o paciente não interrompa o tratamento por conta de dificuldades financeiras; promover atividades para geração de uma nova fonte de renda; e contribuir com as ações de mobilização, prevenção e controle de câncer do INCA.

Como faço para promover uma oficina de maquiagem aos pacientes?

Envie para o e-mail contato@incavoluntario.org.br , a ação que deseja desenvolver com os pacientes, como informações sobre objetivo, quantidade de participantes, disponibilidade e tipo de material a ser usado. Todos os pedidos são analisados e entramos em contato para dar um retorno.

Como faço para doar materiais diversos?

Todas as ações desenvolvidas pelo INCAvoluntário são mantidas por meio de doações de pessoas físicas ou empresas, através da doação de bens materiais, serviços ou recursos financeiros. Para saber quais itens nós recebemos de doação, é necessário entrar em contato pelo telefone (21) 3207-4547

Que tipo de alimento posso doar?

O INCAvoluntário distribui mensalmente cerca de 950 bolsas de alimentos para pacientes em situação sócio-econômica desfavorável que estejam em tratamento no INCA. Uma das formas de contribuir com este projeto, é por meio da doação da Bolsa Solidária no site do Super Prix Supermercados ( http://bit.ly/2tBfZsr ) ou, você pode entrar em contato com a gente, pelo telefone (21) 3207-4547, para saber a nossa atual necessidade.

Gostaria de realizar uma atividade de pet terapia.

No momento, já realizamos esta iniciativa no INCA. Por enquanto, não temos a intenção de ampliar esta atividade. 

Como faço para promover uma campanha?

Todas as iniciativas em prol dos pacientes do INCA devem ser acordadas previamente por e-mail (contato@incavoluntario.org.br). Por favor, envie a sua solicitação para este endereço, com detalhes sobre a iniciativa. Entraremos em contato com você para esclarecer as suas dúvidas.