Área de Ações Voluntárias do INCA busca formas de contornar a pandemia
O isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) iniciou no Brasil em meados de março. Desde então, o INCAvoluntário precisou suspender as atividades voluntárias dentro das unidades hospitalares do INCA, junto aos pacientes, como medida de prevenção para a saúde dos pacientes e dos voluntários. Contudo, as ações do INCAvoluntário não pararam. O Programa de Concessão de Benefícios, para os pacientes com vulnerabilidade social e a Central de Recebimento de Doações continuam funcionando, não só para receber doações para os pacientes, mas também para o INCA.
Contudo, a demanda de pacientes que precisam de benefícios, como auxílio transporte e bolsas de alimentos, aumentou. Para manter as atividades durante este período, a Área tem contando com a doação de pessoas físicas e firmando parcerias com diversas empresas e instituições. Por exemplo, o projeto União Rio – uma campanha de arrecadação financeira online, desenvolvida por quatro Institutos, para ajudar no enfrentamento ao vírus – doou 1055 bolsas de alimentos e kits de limpeza, para atender a demanda de pacientes em tratamento no INCA, nos meses de abril e maio.
A continuidade da entrega de bolsas de alimentos, neste momento, só está sendo possível por causa da doação do União Rio e dos doadores regulares como o INCAutos, Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (APPAI), Triunfo, Hprint, Abrama e diversas pessoas físicas.
Mobilização social
Além disso, empresas como Montenegro, MUSA, SC Johnson e L’Oreal doaram álcool em gel e líquido para os pacientes e profissionais do Instituto. A empresa Granado doou sabonetes líquidos, para atender os pacientes internados. Além disso, o grupo de marcas Redley e Cantão doaram mais de 2 mil máscaras de pano.
As Lojas Americanas e a Cacau Show disponibilizaram ovos de páscoa que foram distribuídos aos pacientes e aos profissionais do INCA – um gesto de amor e carinho com aqueles que estão na linha de frente.
Redes de amigos e voluntários têm se mobilizado para confeccionar máscaras de tecido para doação e doar fraldas descartáveis geriátricas.
Embora o número de doações de materiais e financeira tenha caído, o INCAvoluntário continua atendendo normalmente a demanda. A melhor forma de doar neste momento é por meio de uma contribuição financeira, por conta do número reduzido de voluntários trabalhando. A doação deve ser feita diretamente no site. Com a união de todos, a missão de contribuir para melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA e seus acompanhantes não será interrompida.