INCAvoluntário

INCAvoluntário promove troca de ideias com outras organizações

O mês de setembro foi repleto de atividades significativas para o INCAvoluntário. Além da visita da equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), que realizou o encontro para conhecer as atividades voluntárias realizadas no INCA, o INCAvoluntário expandiu seus horizontes ao levar o espírito voluntário para além das paredes da instituição, alcançando a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por meio de uma palestra inspiradora ministrada por Bruna Rodrigues, coordenadora de Comunicação e Captação de Recursos do INCAvoluntário.

O Núcleo de Humanização do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, na UFRJ, convidou o INCAvoluntário para discursar sobre os desafios do trabalho voluntário dentro de hospitais. Durante a palestra, Bruna compartilhou a missão e a dedicação que envolvem o trabalho voluntário realizado pela  Área. Além de contextualizar historicamente o voluntariado no Instituto Nacional de Câncer, ela enfatizou a importância de os voluntários estarem alinhados com a gestão do programa. Isso implica em serem capazes de informar pessoas externas e estarem profundamente engajados. Essa sincronia só é possível graças às ações internas e ao relacionamento contínuo entre os gestores e os voluntários. Este relacionamento mantém todos informados e envolvidos em todos os aspectos do programa, desde as necessidades de doação até os canais oficiais para confirmar ou refutar informações.

“Poderíamos dizer que a comunicação é a palavra chave. E, vindo de mim, isso até soaria de forma clichê. Mas, manter o engajamento e envolvimento dos voluntários, por mais de 20 anos, com a nossa instituição é um trabalho continuo e de longo prazo. O INCAvoluntário começou por causa do envolvimento dessas pessoas, voluntárias, que amavam a causa do INCA e queriam ajudar os pacientes em tratamento. A partir de então, nosso desafio é: manter esta chama acessa e contagiar os novos voluntários com esse amor. Não é fácil. É preciso ter canais abertos com as equipes de voluntários a ajustar as ações. Mas sempre ficamos muito felizes quando percebemos que eles estão tendo o sentimento de pertencimento com o INCAvoluntário”, comentou Bruna.

Durante a reunião com representantes do INTO, a Gerente Geral Fernanda Vieira e a Coordenadora da Seleção de Voluntariado, Roberta Fernandes, discutiram com Nathalia Martins, Chefe de Assistência Social, e Ricardo Marques, Gerente de Projetos do INTO, a formulação do processo seletivo para voluntários, o treinamento necessário e os desafios relacionados à captação de recursos para uma instituição sem fins lucrativos. Uma das principais missões do INCAvoluntário é fortalecer o trabalho voluntário dentro da própria instituição e servir de referência para outras organizações que buscam promover o voluntariado.

Quer saber mais sobre o trabalho voluntário no INCA?

O trabalho voluntário no INCA existe antes mesmo da criação e formalização do INCAvoluntário. Se você deseja saber mais sobre o trabalho voluntário no INCA, é importante ressaltar que ele é uma parte intrínseca de todas as atividades promovidas pelo programa, com voluntários desempenhando papéis essenciais em todas as áreas de atuação do INCAvoluntário.. Saiba como ser um voluntário. 

Rolar para cima