Inscreva-se como voluntário

As ações promovidas pelo INCAvoluntário buscam melhorar a qualidade de vida do paciente por meio de atividades recreativas, educacionais e de lazer, e estão inseridas em cinco pilares:

  • Humanização do ambiente hospitalar
  • Melhoria da auto-estima dos pacientes e acompanhantes
  • Garantia da continuidade do tratamento dos pacientes em condições socioeconômicas desfavoráveis
  • Geração de novas fontes de renda para pacientes e seus familiares
  • Apoio para a realização das atividades de rotina do INCA

Conheça as nossas atividades

Acolhimento

Uma forma aconchegante de receber e ajudar aos usuários que chegam ao Instituto e precisam de uma informação ou ajuda para se locomover dentro da instituição, além de apoiar nas organizações das filas e nas recepções dos ambulatórios. A atividade de Acolhimento é realizada em todas as unidades hospitalares do INCA.

Apoio Administrativo

Realiza diversas tarefas administrativas como atendimento telefônico, imputação de dados de doações e atendimentos no sistema, preenchimento de relatórios, organização de arquivos entre outros. O Apoio Administrativo é realizado em praticamente todas as atividades do INCAvoluntário.

Apoio nas enfermarias

Oferecer suporte ao paciente adulto e infantil internado, sempre de acordo com as diretrizes institucionais. Faz parte dessa atividade a ajuda na alimentação, corte de cabelo, escuta de sentimentos entre outros. A atividade de Apoio nas Enfermarias é realizada em todas as unidades hospitalares do INCA, sendo que para os pacientes infantis acontece apenas no Centro.

Artesanato

Para desenvolver essa atividade, o candidato deve ter habilidade com trabalhos manuais para ensinar, fazer artesanato ou reformar as peças já existentes. Além disso, essa atividade é fundamental para geração de renda e entretenimento dos usuários e  é realizada em todas as unidades hospitalares do INCA. O INCAvoluntário conta ainda com um Ateliê de Artes e Ofícios para ensinar cursos de técnicas diversas de artesanato para os pacientes e acompanhantes e possui um grupo que produz artesanato para serem disponibilizados nos bazares. Essas duas atividades ficam localizadas no Centro.

Atividades educativas

Para desenvolver essa atividade, o candidato deve ter conhecimento comprovado sobre os conteúdos a ser ministrados para os alunos adultos Essa atividade tem como objetivo ampliar os conhecimentos para auxiliar na vida profissional dos participantes.

Bazares

Para pessoas que gostam de trabalhar com vendas, organização e lidar com público. Essa atividade está disponível nas unidades do Centro, Vila Isabel e Santo Cristo.

Captação de doadores de sangue e plaquetas

Ajuda na captação de doadores de sangue e de plaquetas por meio de contato telefônico, participação de campanhas, divulgação dentro dos ambulatórios da própria unidade entre outros. Essa atividade acontece apenas no Centro.

Recebimento de Doações

Essa atividade é realizada na Central de Recebimento de Doações, localizada no Centro do Rio. O setor é responsável por receber, organizar, montar bolsas/kits e encaminhar o material que será doado aos pacientes.

Atendimento ao paciente

Realizado na Central de Atendimento ao Paciente e nas unidades hospitalares do INCA, neste trabalho o voluntário disponibiliza os benefícios aos pacientes encaminhados pelo Serviço Social, como bolsas de alimento, fraldas descartáveis, cadeiras de roda e higiênicas, nebulizadores entre outros. Nessa atividade o voluntário também realiza a atividade de apoio administrativo.

Grupos de ajuda mútua

São grupos de apoio e ajuda mútua, coordenados pelo INCAvoluntário em parceria com equipes multidisciplinares do INCA. Atualmente, temos dois grupos: um voltado para os pacientes laringectomizados, e outro de amparo a pacientes com amputação de membros.

Recreação Infantil

Os voluntários dessa atividade ajudam da rotina das salas do INCAvoluntário voltadas para os pacientes infantis. Nesses locais, enquanto os pacientes aguardam atendimento, são promovidas atividades lúdicas e educativas. A Recreação Infantil está disponível apenas no Centro.

Todas as nossas atividades são coordenadas por supervisores, que orientam e direcionam as atividades. Nossas ações são alinhadas com as diretrizes institucionais e acontecem de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

Ficha de Inscrição

Todos os campos são OBRIGATÓRIOS

Nome completo:


e-mail:


Gênero:
   

Data de Nascimento:


CPF:


Telefone celular:


Bairro/Município:


Grau de escolaridade:








Atividade profissional:






-

Escolha o local em que você gostaria de desenvolver sua atividade:



Área de interesse (Escolha até 3 atividades e enumere de acordo com a sua preferência):
As atividades realizadas somente no bairro do Centro do Rio de Janeiro estão identificadas. As demais são realizadas em todas as unidades.













Dia da semana (selecione até 2 opções):






Turno - as atividades são desenvolvidas entre 8h e 17h:



Já foi voluntário? Caso sim aonde?


Por que você escolheu o INCAvoluntário?


Por que você quer ser voluntário?


Possui algum problema de saúde? Caso sim qual?


Como você conheceu o nosso trabalho:






-

Disponibilidade:








Ao enviar o formulário você entrará no nosso banco de dados automaticamente. Assim que surgir uma oportunidade a nossa equipe entrará em contato com você.