Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o tabagismo é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. É o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo. Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) são sistemas que aquecem um líquido para criar aerossóis que são inalados pelos fumantes. Eles funcionam com bateria e possuem diferentes formatos e mecanismos.
Os cigarros eletrônicos possuem “e-líquidos” que, em sua maioria, contêm aditivos com sabores, inúmeras substâncias tóxicas, e nicotina que é a droga que causa dependência.
Dispositivos eletrônicos para fumar, como o cigarro eletrônico, contêm substâncias tóxicas que causam câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares.
Veja mais nos informativos abaixo (disponíveis no site do INCA):
Saiba mais sobre o tabagismo
Por ano, no Brasil, o tabaco mata 162 mil pessoas e custa R$ 125 bilhões aos cofres públicos em gastos diretos e indiretos com doenças decorrentes
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da rede de tratamento do tabagismo no SUS, em parceria com estados e municípios e Distrito Federal. Além disso, desde 1989, o INCA desenvolve ações voltadas para o tratamento do tabagismo.
Atualmente, nos 26 estados e no Distrito Federal, as secretarias estaduais de saúde possuem coordenações do Programa de Controle do Tabagismo. As ações educativas, legislativas e econômicas desenvolvidas no Brasil vêm gerando uma diminuição da aceitação social do tabagismo, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar, evidenciando a importância de priorizar o tratamento do fumante como uma estratégia fundamental no controle do tabagismo.
Quer parar de fumar? Saiba onde é oferecido tratamento no seu estado. Para informações mais detalhadas, favor consultar a coordenação de controle do tabagismo da sua secretaria estadual ou municipal de saúde.
Fonte: INCA
Formas de ajudar os pacientes do INCA
A missão do INCAvoluntário é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA e seus acompanhantes, promovendo e apoiando atividades de inclusão social e o resgate da cidadania.
No entanto, a maioria das pessoas que chega ao INCA está fragilizada por causa da doença e pode ficar com a autoestima baixa ao longo do tratamento. Além de oferecerem apoio, por meio da escuta, os voluntários estão sempre atentos às necessidades dos pacientes.
Faça parte das iniciativas do INCAvoluntário e contribua com os projetos desenvolvidos em prol do pacientes do INCA. Clique aqui e veja como apoiar.