contato@incavoluntario.org.br
DOAR


Cursos do Ateliê de Artes e Ofícios retomam virtualmente

Publicado em 19 de abril de 2021, às 11:44

O INCAvoluntário promove cursos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA

Os cursos do Ateliê de Artes e Ofícios do INCAvoluntário sempre foram procurados pelos pacientes do INCA. Por conta da pandemia, os cursos presenciais foram interrompidos e os professores, voluntários, acharam uma nova forma de continuar este trabalho: aulas virtuais.

As aulas de crochê, tricô, inglês e artesanato, marcaram o reinício gradual dos cursos. Pelo WhatsApp, as professoras Lúcia, Eloísa, Cris e Margareth ensinam aos alunos e pacientes do Instituto.

“Com o INCAvoluntário, os pacientes têm um suporte que ultrapassa o ambiente hospitalar. Eles se sentem acolhidos e cuidados”, afirmou a professora de chochê e trico, Lúcia Guimarães.

Ao longo do ano já foram ministradas 16 aulas que contemplaram os pacientes em tratamento no INCA e alguns acompanhantes que também são beneficiados pelos cursos do Ateliê de Artes e Ofícios.

O INCAvoluntário desenvolve uma série de atividades para os usuários do Instituto. As aulas do Ateliê de Artes e ofícios contribuem para uma melhoria da autoestima dos pacientes e também na geração de uma nova fonte de renda.

Iniciativas do INCAvoluntário

A missão do INCAvoluntário é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA e seus acompanhantes, promovendo e apoiando atividades de inclusão social e o resgate da cidadania. No entanto, a maioria das pessoas que chega ao INCA está fragilizada por causa da doença e pode ficar com a autoestima baixa ao longo do tratamento.

Pacientes em tratamento ambulatorial

Ao chegar no INCA, o paciente e seu acompanhante são recebidos por voluntários. Em seguida, eles o ajudam a localizar setores do Instituto e oferecem algum apoio caso o paciente precise, como providenciar cadeiras de rodas. Esta atividade é chamada de Acolhimento ao Paciente.

Além disso, para preencher o tempo dos usuários que estão aguardando atendimento são realizadas, nos ambulatórios, oficinas de artes e trabalhos manuais e distribuídas revistas.

Pacientes internados e acompanhantes

No entanto, além de oferecerem apoio, por meio da escuta, os voluntários estão sempre atentos às necessidades dos pacientes.

Além disso, eles promovem nas enfermarias atividades de lazer, para dar momentos de entretenimento e ajudam na alimentação deles.

Pacientes em acompanhamento

Já para os pacientes em fase de reabilitação e seus acompanhantes têm à disposição diversas atividades que contribuem para encontrar uma nova fonte de renda. Contudo, o objetivo é oferecer uma alternativa para os pacientes que muitas vezes precisam parar de trabalhar devido a tratamentos longos ou por alguma impossibilidade física.

Além disso, atualmente há aulas de alfabetização, informática, inglês, além de técnicas de artesanato (confecção de chinelos, arte com reciclagem, pintura em tecido, dentre outros). 

Oficinas de mútua ajuda

Além disso, outra atividade do INCAvoluntário é a organização de grupos de ajuda mútua. Semanalmente, um grupo de pacientes laringectomizados se reúne no INCA para praticar exercícios de reabilitação da voz e trocar experiências. Essas reuniões ocorrem com a parceria dos serviços de Fisioterapia e Fonoaudiologia do Instituto.

Além disso, é promovido, em parceria com o Serviço de Fisioterapia do INCA, um grupo para os pacientes com amputação de membros. Nos encontros, são abordados temas como acessibilidade, direitos sociais, uso de próteses além de muita troca de experiência entre os participantes.

Contudo, devido a pandemia do Covid-19, os encontros dos grupos não têm ocorrido.

Pacientes em vulnerabilidade social

Após uma avaliação com o Serviço Social do INCA, o paciente é encaminhado ao INCAvoluntário para receberem alguns benefícios. Estes auxílios contribuem para que o paciente não interrompa o tratamento e tenho uma qualidade de vida melhor.

A alimentação adequada é fundamental para que o paciente tenha uma boa resposta ao tratamento. Para isso, são doadas bolsas de alimentos, para que o paciente possa ter a alimentação equilibrada em casa.

Além disso, os pacientes também contam com o Banco de Empréstimos, que disponibiliza equipamentos – cadeiras de rodas e higiênicas, nebulizadores.

Conheça mais o trabalho do INCAvoluntário clicando aqui.



Gostou? Compartilhe com seus amigos:



Deixe seu comentário abaixo: