Dia 05 de junho marcou o retorno do Cultura e Lazer, projeto que tem como propósito uma das principais missões do INCAvoluntário, a promoção de ações de inclusão social para os pacientes em tratamento no INCA e seus acompanhantes. O Cultura e Lazer oferece aos pacientes a oportunidade de conhecer um ponto turístico do Rio de Janeiro, sendo o AquaRio o local escolhido para o retorno da ação. Devido a pandemia do Covid- 19, o projeto ficou inativo por três anos. Após o aval dos médicos do INCA, o projeto pôde dar continuidade às atividades.
O INCAvolutário se responsabilizou pelo transporte de ida e volta, kit lanche e uma ambulância que garantia segurança dos pacientes. Os ingressos foram fornecidos pelo Aquario, que tem um programa especializado em visitação social, dando a oportunidade de pessoas que não teriam acesso ao parque, devido ao valor dos ingressos, de conhecer o local.
Monise Alves, supervisora de sustentabilidade do grupo Cataratas – qual o AquaRio faz parte – contou mais sobre esse projeto, que foca em sustentabilidade social e como é sua experiência pessoal em cada visitação que já fez parte.
“A felicidade que a gente vê nesse momento de lazer, na experiência deles no parque, toda a educação e aprendizados que são gerados através de nossos educadores que guiam o passeio é muito gratificante. Sem duvidas é a minha parte favorita do meu trabalho”, contou Monise.
O tour pelo parque foi guiado por uma bióloga do AquaRio que apresentou temáticas como: consumo consciente, descarte correto de lixo, sustentabilidade e mostrou as diferentes espécies de vida marinha que existem no parque e como é realizado o processo de preservação dessas espécies que estão em extinção.
Marilu do Prado, paciente do INCA, deu um depoimento de como foi sua experiência após o passeio:
”Eu adorei o passeio, foi muito legal, foi uma experiência muito boa. Eu era doida para ir no AquaRio e vocês conseguiram realizar a minha vontade. O projeto é bem legal porque a gente fica meio depressivo quando estamos passando por essa doença, achando que a gente tem que se afastar das pessoas, mas não! A gente tem que viver e lutar para continuar vivendo, e vocês (INCAvoluntário) estão de parabéns”, disse Marilu.
Ação teve cobertura da imprensa e matéria completa sobre o passeio feita pelo RJTV. Confira a matéria na integra aqui.
Siga o INCAvoluntário nas redes socias.
Siga o INCAvoluntário no instagram e não perca nenhuma atualização sobre as ações feitas em prol dos pacientes do Instituto Nacional de Câncer.