INCAvoluntário

Confira a tabela de benefícios concedidos em setembro

Dentre as ações de melhoria da qualidade de vida dos usuários do Instituto Nacional de Câncer, promovidas pelo INCAvoluntário, está o Programa de Benefícios para pacientes em condições socioeconômicas desfavoráveis. O programa conta com mais de dez tipos de serviços ou materiais concedidos, tanto para pacientes quanto para os acompanhantes. Algum deles são o Banco de Empréstimo de equipamentos, as atividades socioculturais, o Ateliê de Artes e Ofícios, os projetos INCAvoluntário em Ação: Cultura e Lazer, a oficina culinária, o Grupo de Mútua Ajuda aos Pacientes Laringectomizados e as ações de serviços oferecidos nas enfermarias – como corte de cabelo, apoio na alimentação, corte de barba, etc. – e os materiais doados (bolsa de alimentos, fraldas pediátricas e geriátricas, roupas, sapatos, etc.). Confira abaixo o quadro de benefícios concedidos em setembro e o número de pacientes atendidos neste mês.

Confira a tabela de benefícios concedidos em setembro Read Post »

Outubro Rosa mobiliza campanhas e a unidade hospitalar III do INCA

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, o INCAvoluntário fechou parcerias, com a temática Outubro Rosa, e participou do evento realizado no Hospital do Câncer III, com os objetivos de humanizar o ambiente hospitalar e de melhorar a autoestima das pacientes em tratamento na unidade. A comemoração, realizada no dia 24, contou com uma série de atividades culturais e ações de cidadania. A atriz Arlete Salles, que enfrentou um tumor de mama em 2014, levou uma mensagem de esperança e força para as pacientes: “É uma doença complicada. O sofrimento existe e é real, mas ela tem cura e temos sempre que ter esperança. Eu sou uma sobrevivente”, disse. “O evento vai além da conscientização. É uma celebração das nossas pacientes e do sucesso que podemos obter com o tratamento”, disse o mastologista Marcelo Bello, diretor da unidade. As atividades aconteceram em vários espaços da unidade hospitalar. Dentre as ações de cidadania, houve palestra sobre saúde da mulher, além de orientações da Secretaria de Estado de Transporte sobre Riocard e consultas sobre as mudanças na Previdência Social. Para as pacientes foram oferecidos serviços como manicure, spa dos pés, sobrancelha de henna, que contou com o apoio das empresas MUSA e Pello Menos, entre outras atividades que contribuíram para a melhoria da autoestima das mulheres. Durante o evento, as voluntárias promoveram um sorteio com diversos brindes, entre eles uma peruca nova doada pela Fiszpan. A equipe do INCAvoluntário distribuiu ainda, 200 kits de presentes para as pacientes nas enfermarias e nos ambulatórios, durante o evento. O evento também teve música, com a Orquestra Aprendiz e o grupo Vozes do Coração, dança do ventre, com a dançarina Aziza, humor com os palhaços do Médicos do Barulho e o Programa do Xicrinha, além do desfile de moda apresentado pela ex-Globeleza, Valéria Valenssa, cujas modelos foram as próprias pacientes. O desfile foi idealizado pela equipe de Comunicação do INCA e o INCAvoluntário fez a doação das roupas. “O desfile serve como incentivo pra quem tá começando o tratamento. As pessoas veem o câncer como um ponto final, mas é só uma vírgula. A vida continua!”, disse a paciente Fabiani Monteiro. “Fiz mastectomia há três anos. Participar do desfile foi uma surpresa. Serviu pra mostrar que a vida é hoje!”, completou Vera Lúcia de Souza. Durante o mês de outubro, a Área de Ações Voluntárias, também firmou algumas parcerias, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros e materiais para as atividades junto aos pacientes. Entre as empresas participantes estão Fiszpan, Beach Tennis, Rosa no Ar, Let’Sushi, Casa da Manicura, Track&Field (shopping Tijuca).

Outubro Rosa mobiliza campanhas e a unidade hospitalar III do INCA Read Post »

Dia das Crianças tem brincadeira para os pequenos e show para os adolescentes

Ao lado dos super-heróis Thor e Gavião Arqueiro e das princesas Anna e Elsa, de “Frozen”, os pequenos guerreiros da Pediatria celebraram o Dia das Crianças no dia 8 de outubro, em uma festa organizada pelo INCAvoluntário. Realizada no saguão do 8º andar, do anfiteatro do prédio-sede do INCA, a confraternização em torno da data contou com uma novidade este ano: os adolescentes tiveram uma comemoração especial, no dia 9, com decoração em formato de discoteca e show do cantor Buchecha. “Até o ano passado, tínhamos uma única festa para os pacientes de até 18 anos. Há um tempo, queríamos desenvolver algo voltado para cada faixa etária e tivemos, de fato, uma demanda dos adolescentes de uma comemoração para eles. Decidimos mudar o formato e dividir em dois eventos”, explica Angélica Nasser, supervisora geral do INCAvoluntário. A festa infantil tinha uma “área baby”, reservada para as crianças menores, recreador, apresentação de mágica e o show do Patati Patatá. Pais e mães participaram de todas as atividades com as crianças de até 10 anos, que curtiram também sessões de pintura artística, cabine de fotos e oficinas de slime e de balão. Um lanche com diversas guloseimas, suco e água de coco, doados pela Green People e Hostifruti, deixou ainda mais saboroso o encontro, que foi tema de reportagem no “RJ1”, da TV Globo. Já a comemoração para os pacientes mais velhos, de 11 a 18 anos, teve uma programação diferente. O ambiente recebeu uma decoração cheia de luzes, e os adolescentes se divertiram na pista de dança, comandada pelo DJ Facuri, e ainda na cabine para fotos da empresa AnimaFotos. Apresentando seus grandes sucessos, Buchecha animou a plateia do evento, que teve a presença da modelo Daniella Sarahyba,  de Juan, ex-zagueiro do Flamengo, do Mc Cacau e dos personagens luminosos da Supera Produtora. “Hoje estive junto a amigos queridos do INCA para comemorar o Dia das Crianças. É muito bom encontrar pessoas do bem, que vêm todos os anos dar um pouco do seu amor a esses anjinhos maravilhosos”, disse o cantor. Para as mães dos adolescentes, em um espaço separado, teve spa dos pés com a empresa MUSA, além de serviços de cabeleireiro e manicure, da equipe do Walter’s Coiffeur. Mãe da paciente Stefane, de 17 anos, que, há três, trata um nódulo na hipófise, Érica do Nascimento aprovou a ideia. “Achei muito legal, porque os adolescentes se sentem mais à vontade e, ao mesmo tempo, nós podemos relaxar um pouco das tensões do dia a dia”, disse. Os eventos foram realizados em parceria com várias empresas e pessoas físicas, que doaram os serviços e os presentes distribuídos a cada participante ao final das festas.

Dia das Crianças tem brincadeira para os pequenos e show para os adolescentes Read Post »

Rolar para cima